terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

JOÃO NOVATO DIAS - Centenário de Nascimento





                              
João Novato DiasJoãozinho Novato

                                                                                          Palmira Luiza Novato Faleiros


              João Novato Dias nasceu em Patrocínio do Sapucaí  em (*25-2-1913/+20-8-2006 em Franca ). Era taxista. Casou com  Jesualda Soares (*1-9-1917 em Ibiraci/+2-12-1987 em PP). Jesualda era filha de Palmira de Andrade c. c.  Francisco Soares.

             Joãozinho era filho do Capitão João Novato c. c. Luiza Dias Pereira. 
             João foi batizado em 16-3-1913. Foram seus padrinhos Joaquim Garcia Falleiros e Salomita Garcia Falleiros (Capela de N.S. do Patrocínio – batizados - 1904/1913 - nº 49 – Image 215, Site Mormons).

                Joãozinho ficou orfão de mãe com apena 11 meses. Sua mãe faleceu a 24 de janeiro de 1914 e desde esta época seu pai permitiu que fosse cuidado como filho por sua tia materna Maria Carolina Dias Pereira, casada com Antônio Amâncio de Carvalho. Este casal tinha grande afeição por ele, como se realmente fosse seu filho. O pai permitia que ficasse em companhia dos tios, mas exigia que viesse vê-lo diariamente e conviver com seus irmãos maiores. Infelizmente, o pai foi acometido por uma grave doença que levou-o à morte quando Joãozinho, o filho mais novo, contava com apenas 10 anos de idade (13-6-1924).

               A vida foi cruel com esta criança. Seu pai adotivo, Antônio Amâncio, a quem tanto estimava, veio a falecer apenas 6 meses após a morte do pai biológico, a 13-12-1924. Sua tia Maria Carolina ficou desesperada, pois tivera 16 filhos biológicos e os perdera todos. Resolveu então desfazer-se de seus pertences e morar cada época com um parente. Assim, Joãozinho, que tinha apenas 10 anos, tinha que viver da mesma maneira, em casa de seu irmão e tutor Augusto e de parentes de ambas as famílias, materna e paterna, que sempre muito o estimaram.

               Joãozinho foi aluno dos irmãos Mattos, célebres professores de origem portuguesa que viviam em Patrocínio do Sapucaí e que deixaram seu nome eternizado em uma das Escolas Estaduais de nossa cidade. Achando-o preparado para estudar no Colégio Champagnat, em Franca, seu pai alí o matriculou para que seguisse os bons ensinamentos daqueles mestres e os caminhos de seus irmãos mais velhos. Mas Joãozinho não conseguiu ficar longe dos familiares e, após a morte de seu pai, não quis mais voltar para o colégio.  

              Joãozinho e Jesualda tiveram a filha Palmira Luiza Novato, que nasceu em Patrocínio Paulista - SP, casou-se com Sérgio Alberto Faleiros, também nascido em Patrocínio Paulista e filho de Alípio Faleiros c. c.  Ordália Rezende Faleiros.

Palmira Luiza e Sérgio tiveram os filhos Ana Luisa, Levi e Leandro.