terça-feira, 5 de janeiro de 2010

JOÃO URBANO DE FIGUEIREDO E SUA FAMÍLIA

Descendentes de João Urbano de Figueiredo e Mariana Delminda de Rezende (Daiana)

1 - João Urbano de Figueiredo nasceu por volta de 1864 em Dores de Boa Esperança - MG  - e morreu 13/06/1935 em Patrocínio do Sapucaí. C.c. Mariana Delminda de Rezende (Daiana) em Patrocínio do Sapucaí.

Mariana Delminda de Rezende (Daiana) era filha de Antônio Alves de Rezende c.c. Purcina Christiana de Figueiredo nasceu por volta de 1872 em Patrocínio do Sapucaí e faleceu em 20-10-1936 na mesma cidade.

Observações:

1-João Urbano de Figueiredo era filho de José Eduardo De Figueiredo (Filho) c.c. Ana Flauzina (ou Euflauzina) de Figueiredo (filha de Maria Cândida Vilela de Figueiredo c.c. seu tio paterno João Vilela de Figueiredo, Ajudante), sobrinho paterno de Purcina Christiana e portanto neto paterno de José Eduardo De Figueiredo c.c. sua prima Mariana Delminda de Figueiredo, era neto materno de José Alves de Figueiredo c.c. Maria das Dores Branquinho.( Maria Cândida Vilela de Figueiredo e Mariana Delminda de Figueiredo eram irmãs)

2- Antônio Alves de Rezende era filho legítimo de Antônio Abdenago de Resende (filho de Jacinta Ponciana Branquinho e Joaquim Fernando Ribeiro de Rezende) c.c. Purcina Cândida de Figueiredo (filha de Antônio Alves de Figueiredo e Cândida Nicésia Branquinho).  Purcina Cândida,  com 15 anos, em 1831, pediu dispensa para se casar com Antônio Abdenago de Resende, natural da Freguesia de Lavras, morador de Boa Esperança, 24 anos: “Consanguinidade em segundo grau, suas mães são irmãs inteiras e legítimas”. Maria das Dores Branquinho, Cândida Nicésia Branquinho e Jacinta Ponciana Branquinho eram irmãs. José Alves de Figueiredo e Antônio Alves de Figueiredo eram irmãos e casaram-se com duas irmãs de Jacinta Ponciana Branquinho.

3- João Urbano de Figueiredo era irmão de Maria Ambrosina de Figueiredo, conhecida como tia Maricota, filha de José Eduardo de Figueiredo Filho cc Ana Euflausina (ou Flausina) de Figueiredo em 1853, (ele filho de José Eduardo de Figueiredo cc Mariana Delminda de Figueiredo, ela filha de João Vilela de Figueiredo cc Maria Cândida de Figueiredo) (3I – pag 221).
Maria Ambrosina foi casada com Antônio Cândido de Figueiredo filho de Manuel Caetano de Figueiredo (batizado em Boa Esperança em 5/9/1819) e casado pela 1ª vez com Cândida Maria de São José (filha do Cap. José Alves de Figueiredo cc Maria das Dores Branquinho, pais de Mariana Delminda de Figueiredo cc José Eduardo de Figueiredo (pai do anterior)3I- 293 – Vol. II).
Antônio Cândido de Figueiredo era irmão do Cel. José Cândido de Figueiredo.
Maria Ambrosina de Figueiredo faleceu em 8-6-1948 em Patrocínio Paulista (LC 11 – fls. 139vº/140, CRC PP).

Filhos de João Urbano de Figueiredo e Mariana Delminda de (Daiana) Rezende

  1. 1- Maria Tereza de Figueiredo nasceu em Patrocínio do Sapucaí e morreu em Patrocínio Paulista.

  1. 2- Ana Euflauzina de Figueiredo (Naninha) nasceu na Fazenda Amarela - Patrocínio do Sapucaí. C.c. Joaquim Ponciano de Figueiredo. Faleceu em Coroados, SP.

  1. 3- Hildebrando de Figueiredo nasceu na Fazenda Amarela - Patrocínio do Sapucaí - e morreu em Patrocínio Paulista, SP.

  1. 4- Ermínia de Figueiredo nasceu na Fazenda Amarela - Patrocínio do Sapucaí - e morreu em Patrocínio Paulista.

  1. 5- José Eduardo Sobrinho (Ieié) de Figueiredo nasceu em 11-06-1900 na Fazenda Amarela - Patrocínio do Sapucaí - e morreu em 14-06-1989 em São Paulo, onde foi sepultado.

  1. 6- Amélia de Figueiredo nasceu na Fazenda Amarela - Patrocínio do Sapucaí, onde c.c. Horácio Tácito de Figueiredo. Morreu em São Bernardo, SP.

  1.  7- Antônio de Figueiredo nasceu na Fazenda Amarela - Patrocínio do Sapucaí - e morreu no mesmo local e cidade, ainda pequeno.

  1. 8- Ordália Rezende (de Figueiredo) nasceu em 3-12-1904 em Patrocínio Paulista e morreu em 10-6-1994 na Chácara Santa Terezinha no município de Cristais Paulista - SP. Foi sepultada em Patrocínio Paulista.

  1. 9- Maria Albertina de Figueiredo (Mariinha) nasceu em 20-4-1910 na Fazenda Amarela - Patrocínio do Sapucaí - e faleceu em 18-7-1995 na mesma cidade, então chamada de Patrocínio Paulista.